Dicas

Veja a capacidade máxima de pessoas nos diferentes tipos de barco

Escrito por Social Boats

Você e sua família estão pensando em passar alguns dias em uma praia paradisíaca, velejar, sentir o vento no rosto, mergulhar e aproveitar o que a natureza oferece? Quem nunca pensou nisso, certo? 

Há, também, quem queira curtir um fim de semana romântico, a dois, em uma ilha deserta, tendo o céu e o mar por companhia. É o seu caso?

Para todas as opções, sempre existe a embarcação ideal. E é preciso saber escolher de acordo com a proposta do passeio e o número de pessoas que sairão nessa aventura. Existe uma capacidade máxima para os diferentes tipos de barco, garantindo o conforto e a segurança dos passageiros. Então, leia este post e escolha o seu!

Lancha de proa aberta

Se o objetivo é dar um passeio com a família ou os amigos, a lancha de proa aberta é uma boa ideia. Com tamanho padrão de 16 a 28 pés, ela pode levar entre 4 e 10 pessoas. É perfeita para lagos, lagoas, rios e pequenas travessias costeiras. Oferece a possibilidade de praticar esportes aquáticos.

Lancha cabinada

Tem todas as vantagens da lancha de proa aberta, com mais uma: espaço para cozinhar e passar a noite. Possui geladeira com travas nas portas, fogão especial com encaixe para as panelas, pia funda, mobiliário com os cantos arredondados, entre outros atrativos bastante seguros. Costuma ter um tamanho de 26 a 40 pés e abrigar entre 8 e 14 pessoas confortavelmente.

Iate

Se você gosta de conforto e pretende ficar mais tempo no mar, fazer um cruzeiro com família e amigos, precisa considerar um iate. Seu comprimento parte de 12 metros, ou seja, 40 pés. Tem seu próprio gerador de eletricidade, o que é imprescindível para longos passeios. A capacidade fica em torno de 14 a 25 pessoas, em alguns modelos, e pode navegar em mar aberto e fazer travessias. 

Barco a vela

Não são muito comuns no Brasil, mas existem algumas opções. São ideais para quem não tem pressa e quer apenas relaxar. Podem ser pequenos, de 14 a 20 pés, comportando de 2 a 4 pessoas; ou maiores, de 40 pés, chegando a 10 pessoas. Estes podem ser usados em cruzeiros e, embora sejam a vela, possuem motor para dar estabilidade.

Caiaque

Com finalidade esportiva ou pesqueira, o caiaque tem capacidade para uma ou duas pessoas apenas. Existem dois estilos: o sit on top, no qual a pessoa fica com o corpo totalmente no deck do caiaque; e o sit inside, no qual o remador fica com as pernas dentro da estrutura. 

Bote inflável

Em geral, os botes infláveis têm capacidade entre 2 e 7 pessoas, mas podem chegar a mais. São usados em passeios, pesca, mergulho ou como apoio a embarcações maiores. Alguns também são utilizados para esportes de aventura como a descida em corredeiras. Podem ter fundo inflável ou rígido. 

Jet-ski

O jet-ski pode ser solitário, com espaço para uma pessoa em pé, que normalmente é usado em competições e manobras radicais; ou compartilhado entre no máximo 4 pessoas, neste caso, sentadas.

Existem muitos outros tipos de barcos e embarcações. Ao alugar um, verifique qual o mais adequado para o seu passeio.

Para saber qual a capacidade de cada um, primeiro leia o manual do proprietário; procure uma placa com a contagem de passageiros e peso do barco ou calcule você mesmo, multiplicando o comprimento da embarcação pela largura e dividindo isso por 15 para saber o número de pessoas que poderão usá-la de forma segura.

Para saber mais sobre barcos e obter dicas de belos passeios, assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This