Aluguel de barcos

Seguro náutico: alugue seu barco só com seguro de passeio

Escrito por Social Boats

Por que o seguro náutico é tão importante? Uma das grandes preocupações de quem é dono de barco é o desejo de sempre mantê-lo conservado e em bom estado. Afinal, um bem como esse, de alto valor e atratividade, merece ter vida longa e ser desfrutado por bastante tempo, não é verdade?

Mas, para aqueles que constantemente alugam o próprio barco para terceiros, existe uma preocupação ainda maior: locar a embarcação e vê-la sofrer algum tipo de dano ao estar em posse de uma outra pessoa.

Em casos como esse é importante que o dono se assegure de que os devidos responsáveis pelo problema arcarão com os custos decorridos da eventualidade. O ideal é que tanto ele, quanto o locatário da embarcação estejam resguardados do surgimento de eventuais problemas.

Nesse cenário, a contratação de um seguro náutico traz a tranquilidade desejada por todos os envolvidos na locação. Quer entender melhor sobre como esse tipo de seguro funciona, suas vantagens, custos e como contratar? Então confira o nosso post que nós explicamos tudo!

Como o seguro náutico funciona?

A primeira coisa importante a ser frisada é que a maioria das seguradoras oferece seguros náuticos para diversos tipos de embarcações, incluindo jet skis, lanchas, iates e veleiros. Sendo assim, independentemente do tipo de bem que você possui, conseguirá facilmente protegê-lo.

São muitos os tipos de coberturas. Elas variam de acordo com as seguradoras e cada uma possui suas próprias responsabilidades e regras predefinidas.

No geral, as coberturas mais básicas costumam cobrir perdas totais, roubo, assistência e salvamento da embarcação, avaria particular, retirada e colocação do barco na água e participação em competições de pesca.

Há ainda a possibilidade de contratação de diversos seguros adicionais que trazem mais segurança para os seus passeios de barco.

Dentre aqueles mais ofertados estão: indenização ou reembolso de despesas com terceiros, garantia de participação em regatas com cobertura a danos em mastros e velas, oferta de transportes terrestres quando pertinente, além de remoção de destroços e cobertura contra roubos ou furtos de peças e equipamentos.

Outro tipo de cobertura existente é a para terceiros, que envolvem garantias de responsabilidade civil em casos de colisão, perda de vidas e danos corporais ou a objetos fixos e/ou flutuantes.

Para montar o plano perfeito e fazer a aquisição do seguro ideal, é importante que você reveja as suas necessidades, baseando-se principalmente na forma como a sua embarcação é utilizada.

Quais são as vantagens do seguro náutico?

A maior vantagem do seguro náutico é que com ele você estará devidamente resguardado caso ocorra algum problema com a embarcação. Isso vai gerar uma tranquilidade muito maior para os seus passeios e momentos de lazer.

Para quem aluga os barcos, uma outra segurança é que o seu bem estará protegido mesmo quando você não estiver em posse dele. Ou seja, no final, todos que estão envolvidos na locação saem ganhando e poderão desfrutar da embarcação mais protegidos e livres de preocupações.

Um outro aspecto que vale a pena ser ressaltado é que cada seguradora possui um pacote de vantagens específicas e exclusivas para ser ofertado junto à apólice de seguro. Essas vantagens podem variar desde na extensão do limite territorial de navegação do barco até na oferta de vistorias gratuitas da embarcação.

Sendo assim, na hora de contratar o serviço, verifique quais são as possibilidades de benefícios que estão inclusos na apólice ofertada para você pela seguradora e compare com a de outras empresas para fazer a escolha mais assertiva.

Como contratar um seguro náutico?

Para contratar um seguro náutico basta procurar um corretor ou ir diretamente a uma seguradora. Praticamente todas as maiores do país possuem planos para esse tipo de seguro. Porém, recomendamos que alguns cuidados sejam tomados antes de fazer a contratação.

Primeiramente, pesquise bem sobre a empresa que está ofertando o serviço. Dê uma olhada no seu site e redes sociais e absorva o máximo de informação relevante sobre ela antes da compra. Uma outra dica é atentar-se a possíveis reclamações de outros usuários na internet, principalmente no que diz respeito ao serviço prestado.

Além disso, compare preços e planos entre as seguradoras, assim como as vantagens oferecidas por cada uma, e retire todas as suas dúvidas sobre os detalhes da cobertura e das cláusulas da apólice antes de bater o martelo e assinar os papéis.

E qual é o custo de um seguro náutico?

O valor do seguro varia de acordo com o plano contratado e as coberturas adicionais que você requerer. É claro que também há uma variação de mercado para cada seguradora. Um notícia boa é que, diferentemente dos seguros de automóvel, o seguro náutico não se modifica de acordo com o perfil do condutor da embarcação.

Na verdade, os fatores que mais geram variação no preço são: o tipo de embarcação, região por onde o barco navega, se ele está ou não guardado em uma marina e os materiais de fabricação — madeira, aço e alumínio, por exemplo, são mais caros se comparado às fibras de vidro.

Porém, de modo geral, o valor do seguro náutico é pequeno se equiparado ao valor do bem. Em média, ele custará de 2 a 5% do valor do próprio barco. As embarcações estão constantemente sujeitas a acidentes e diversos problemas, por isso é importante manter um patrimônio como esse sempre protegido, ainda que isso represente um custo a mais no seu orçamento.

Adquirir um seguro náutico para o seu barco permitirá utilizar o seu bem e ainda alugá-lo sem precisar esquentar a cabeça com os possíveis problemas. Ele se aplica a diversos tipos de embarcação e abrange o seu uso em diferentes lugares como rios, lagos e oceanos, sem qualquer diferenciação de cobertura ou preço.

Como qualquer outro meio de transporte, os barcos também podem sofrer roubos e danos causados por acidentes e, por isso, precisam estar protegidos, inclusive para não levar riscos para os passageiros e a própria tripulação da embarcação.

Se saber um pouco mais sobre seguro náutico foi útil para você, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais notícias sobre como alugar e cuidar do seu barco? Até a próxima!

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This