Dicas

Pesca com arpão: saiba como praticar

Escrito por Social Boats

Para quem gosta de praticar esportes na água, a pesca é uma opção de atividade que pode ser feita, inclusive, na companhia de amigos. Ela pode ser realizada de várias formas. No entanto, a mais conhecida delas é sentar na beira de um rio ou um lago com o uso de uma vara de pescar e iscas para atrair o peixe.

Outra modalidade é a pesca submarina, uma maneira diferente que exige mais técnica e equipamento para capturar o peixe. Quer conhecer mais sobre as pescas com arpão? Confira nossas dicas e entenda como praticar. Boa leitura!

1. Procure o local ideal para pescar

Caso você queira sair da pescaria comum feita nas beiras dos rios ou lagos, você pode alugar um barco para atingir áreas mais difíceis de serem acessadas.

A pesca submarina é uma atividade em que a caça dos peixes é feita por meio de técnicas de mergulho livre, ou seja, utilizando apenas o ar contido nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras.

A prática de pesca submarina deve ser feita em águas claras de rios, lagos e do mar, pois é nesse ambiente que o pescador tem mais visibilidade para encontrar o peixe.

A utilização de cilindros e aparelhos de respiração artificial são proibidos, pois seu uso indica a pesca predatória dos animais.

2. Selecione os equipamentos necessários

Alguns equipamentos especiais são essenciais para realizar esse tipo de esporte. O mergulhador precisa de roupas de neoprene  um tecido feito de borracha sintética impermeável e isolante térmico  máscara de mergulho, luvas e nadadeira.

Para realizar a captura do peixe, o item mais indicado, nesse caso, não é a vara, e sim uma arma de elástico: o arbalete. Esse equipamento tem duas tiras de borracha que seguram o arpão. Como o gatilho do equipamento é sensível, armas só devem ser carregadas dentro da água.

3. Saiba como utilizar o arpão

Quando você já estiver submerso, escolha um local onde você possa esperar o peixe aparecer, e isso pode ser feito atrás de alguma pedra ou coral. Essa prática é conhecida como a pesca da espera, pois ela exige paciência do pescador.

Você deve usar a mão livre para impulsionar seu corpo até o fundo das águas e chegar no local desejado. Após se estabelecer, escolha a presa e se prepare para disparar o arpão.

4. Arpoe um peixe com o arbalete

Após escolher o alvo, acione o gatilho, que vai soltar o arpão em direção ao peixe. Um fio de náilon fica preso ao arpão e, após fazer o disparo, siga o fio até o animal atingido. Quando atingir o animal, você pode pegar o peixe ou a ponta do arpão para prender o animal.

Se você é daquelas pessoas que gosta de realizar atividades ao ar livre e em contato com a água, a pesca submarina é o esporte ideal para você. Junte seus amigos e família, alugue uma embarcação e realize a pesca em alto-mar.

Gostou das nossas dicas de pescas com arpão? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This