Aluguel de barcos

O que é melhor, comprar barco novo ou usado? Confira aqui!

Escrito por Social Boats

Você é apaixonado pelo mar e pela sensação de liberdade sem igual que a navegação é capaz de trazer. Sonha em ter um barco, já avaliou todas as opções, pesquisou as alternativas e decidiu que agora chegou o momento de levar adiante o plano de comprar a sua embarcação própria. O próximo passo é escolher o que comprar e a primeira dúvida que aparece nessa hora é se a melhor escolha é comprar barco novo ou usado.

Essa é uma decisão que não deve ser tomada por impulso e, para fazer a escolha certa, vários aspectos devem ser levados em consideração. Para deixar essa decisão mais fácil, reunimos algumas dicas e destacamos vantagens e desvantagens de cada caso. Confira.

Defina o barco ideal para você

Antes de começar a se dedicar à análise das diferenças entre a compra de um barco novo ou usado, busque aprofundar a pesquisa sobre os tipos, marcas, modelos e tamanhos de embarcações para entender exatamente qual é o ideal para você. O mercado está repleto de opções e entender as diferenças e particularidades de cada uma é essencial para fazer uma compra acertada e sem arrependimentos.

Comprando um barco novo

Se você nunca teve um barco antes e fará sua primeira compra, adquirir um barco novo traz algumas vantagens sobre o usado e pode ser a melhor opção. A embarcação nova, apesar do preço mais alto, vem com maior prazo de garantia, um risco menor de apresentar problemas e, como consequência, um custo mais baixo de manutenção.

Assim, você terá mais tranquilidade para logo colocar seu barco na água e sair navegando com a família ou os amigos, com confiança de que ele está em boas condições. E, se acontecer de o barco apresentar algum problema de fábrica, você poderá contar com a garantia que, em alguns casos, chega a sete anos.

Outro ponto a favor da compra de um novo é a personalização. Ao realizar a aquisição direto com o fabricante, é possível fazer, ainda no projeto, a escolha de detalhes na embarcação de acordo com seu gosto pessoal ou suas necessidades e deixar sua lancha ou iate exatamente como você sonhou.

O custo de um barco novo

No entanto, o principal ponto negativo dessa escolha é financeiro. Apesar da segurança, o preço de um barco novo é consideravelmente mais alto que o de um semi-novo ou usado. Para fazer essa escolha é preciso então ter clareza do quanto você pode investir nesse sonho, sem esquecer de colocar na conta os gastos que virão em seguida, como seguro, documentação e custos com a marina.

Além disso, uma embarcação nova tem uma desvalorização muito maior nos primeiros anos em comparação às usadas, e deve-se ter em mente que essa queda grande no valor inicial será uma desvantagem na hora de fazer uma venda ou troca no futuro.

Vantagens do barco usado

A vantagem mais atraente na compra de um barco usado é, sem dúvida, o custo inicial. Se o seu sonho é ser o feliz proprietário de uma lancha ou um iate, mas ainda não possui todo o capital necessário para investir em um novo, procure pelos usados.

Além disso, a oferta é grande. Ao buscar um barco usado para comprar, você terá uma cartela de opções ampla e muito variada, podendo encontrar tanto veículos modernos e com pouco uso, quanto modelos mais antigos e até clássicos para satisfazer algum desejo específico.

Outro ponto a favor dos usados é que você provavelmente vai se preocupar menos com ele quando sair para navegar. Quando compramos um carro zero, com pintura brilhante e cheirinho de fábrica, muitas vezes acabamos nos preocupando demais com qualquer pequeno esbarrão que possa deixar marcas ou com os filhos comendo no banco traseiro e arriscando sujar o estofado. Com um barco não é diferente e essa apreensão pode até estragar a diversão.

Cuidados ao comprar um usado

Qualquer embarcação com algum tempo de uso terá um preço mais baixo do que a unidade nova do modelo similar, mas, para fazer essa compra, é preciso tomar alguns cuidados a mais para evitar dores de cabeça.

A dica mais valiosa é pedir ajuda a uma pessoa de sua confiança que tenha experiência e bons conhecimentos em embarcações para te acompanhar nessa busca. É imprescindível fazer uma avaliação minuciosa do barco usado antes da compra, inspecionar toda a estrutura e testar bem o motor para não pagar por algo que, em um curto período de tempo, poderá se revelar um grande abacaxi.

É indicado também solicitar um teste na água, além da avaliação em solo. Ver o barco em funcionamento antes da compra pode ajudar a identificar possíveis problemas ou reparos necessários.

Se o usado precisa de reformas, aproveite!

Para quem já tem experiência com barcos e gosta do prazer de passar horas se dedicando aos ajustes e reformas, adquirir um barco que precisa de reparos pode ser uma ótima opção e unir o útil (o preço mais baixo) ao agradável (a diversão de colocar a mão na massa).

O gasto inicial com a compra será consideravelmente menor e as reformas podem ser feitas aos poucos, de acordo com as possibilidades financeiras. Além disso, ao realizar essa reforma, existe a vantagem de deixar o barco exatamente de acordo com seu gosto e suas preferências

Entretanto, tenha em mente que, se você é marinheiro de primeira viagem e não sabe fazer reparos ou ajustes na embarcação, terá que contratar mão de obra especializada, sendo os profissionais qualificados dessa área um pouco caros. Por isso, nesse caso, comprar um usado com problemas pode não ser a escolha mais inteligente.

Não existe fórmula mágica ou respostas simples ou definitivas para a dúvida sobre comprar barco novo ou usado. É preciso pesar os prós e os contras das duas opções e avaliar qual, para você, é a melhor opção no momento. Mas seja qual for a decisão, lembre-se que o prazer de navegar rumo ao horizonte com tranquilidade e segurança é o que importa!

Se quiser receber mais dicas e informações sobre barcos e navegação, assine a nossa newsletter e esteja sempre por dentro das novidades!

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This