Dicas

Habilitação náutica: Veja como tirar a sua

Escrito por Social Boats

Você é apaixonado por esportes náuticos? Quer curtir o final de semana com os amigos e familiares fazendo um passeio em uma embarcação? Quer saber como fazer para conseguir a sua habilitação náutica? 

Quando se fala em transportes aquáticos a maioria das pessoas não sabe o que precisar fazer para poder pilotar uma embarcação.

Tal como a carteira nacional de habilitação – a CNH, existe um processo burocrático para se retirar uma habilitação náutica. Existem também diferentes categorias, que variam de acordo com a área onde pretende navegar e os diferentes tipos de embarcação que você vai pilotar. Veja abaixo.

Profissional ou amador?

O processo para tirar uma habilitação náutica é distinto se você é profissional ou amador. Amador é a pessoa que navegará apenas para fins de esporte e lazer e não pretende fazer disso uma atividade remunerada, portanto vai tirar a carteira de habilitação de amador ou CHA. Os profissionais precisam se submeter a processos seletivos junto à Marinha do Brasil.

As águas navegáveis são classificadas em 3 tipos e existem 5 categorias diferentes de habilitação.

Quais são as áreas de navegação?

Área interior

São locais protegidos em relação ao clima, correntes e altura de ondas, ou seja, são áreas em que apresentem menor grau de dificuldade para a navegação, tais como: lagoas, rios, lagos, baías e enseadas.

Área costeira

Refere-se ao alto mar, mas desde que seja possível avistar a costa. Isso significa uma distância de aproximadamente 37 km ou 20 milhas náuticas.

Área oceânica

Também se refere ao mar aberto porém, diferente da área costeira, não se consegue avistar a costa. Também conhecida como SR – sem restrições.

Quais são as categorias de habilitação náutica?

Veleiro (VLA)

É a única categoria permitida para menores de idade (mínimo de 8 anos). Ela autoriza pilotar embarcações sem motor, a vela e está limitada à área de navegação interior. 

O veleiro é uma pequena embarcação que utiliza a força do vento para se mover. O vento desloca o barco ao atingir o conjunto de velas que estão esticadas em um mastro e o velejador o conduz através do leme e do sistema de cabos, que controlam a velocidade da embarcação.

Motonauta (MTA)

É a CHA que lhe permite conduzir, exclusivamente, moto aquática (jet-ski) nos limites da área de navegação interior.

A moto náutica pode transportar até duas pessoas e utiliza a força da água que ela ejeta por traz da embarcação.

Arrais amador (ARA)

Permite pilotar qualquer barco (exceto moto aquática) desde que seja nos limites da área interior de navegação.

Essa é a CHA mais comum, pois ela te permite pilotar lanchas. Elas são embarcações que comportam em média de duas a dez pessoas e é muito utilizada para realizar festas ou passear com amigos em lagos, lagoas e represas.

Mestre amador (MSA)

Para obter essa carteira é necessário já ter tirado a habilitação de arrais amador. Ela lhe permite pilotar qualquer tipo de barco (exceto moto aquática) nos limites da área costeira.

Capitão amador (CPA)

Só é possível obter essa carteira quem já tem habilitação de mestre amador. Ela também lhe permite navegar qualquer tipo de barco (exceto moto aquática). Entretanto, essa é a única categoria de CHA que lhe permite navegar em área oceânica.

Quais os procedimentos para habilitação?

O processo para se tirar uma habilitação náutica é bem menos burocrático do que a CNH. Diferentemente do seu correlato terrestre, não há exame prático e nem horas/aula de legislação a cumprir. Apesar de haver somente uma prova teórica, no ato da inscrição o candidato deve apresentar, além de documentos pessoais, um atestado, comprovando um mínimo de horas de prática, junto a Capitania, delegacia ou agência mais próxima. Essas horas de treinamento são feitas de acordo com a categoria de habilitação que se deseja.

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre habilitação náutica basta procurar a Capitania, delegacia ou agência mais próxima e realizar a sua inscrição. Com a habilitação náutica basta alugar uma embarcação para passear com seus amigos e familiares.

Quer receber mais informações sobre o universo náutico? Assine a nossa newsletter e não perca nada!

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This