Dicas

Conheça os principais tipos de embarcações

Escrito por Social Boats

Você sabe quantos tipos de embarcações existem no mercado? São tantos e tão diferentes entre si, que seria impossível enumerar todos eles em um único post.

Se você gosta de esportes náuticos, ou curte um passeio no fim de semana com a família e os amigos, certamente existe um tipo de embarcação certo para você.

Veja, abaixo, quais são os principais tipos de embarcações existentes no mercado.

Lancha

Tipo muito comum de embarcação movida a motor. Pode ter entre 2 e 10 lugares disponíveis, sendo utilizada tanto para atividades profissionais como pesca ou mergulho, como para o lazer.

As lanchas são projetadas para serem utilizadas em vários tipos de superfícies, mas são mais comuns nos mares, lagos e lagoas. 

Veleiro

É uma embarcação pequena, que se move com o auxílio do vento. O veleiro possui um conjunto de velas de tecido bastante denso, que são esticadas em um mastro. A embarcação se move a medida em que o vento atinge esse conjunto.

O velejador, que controla o barco, direciona-o por meio do leme que fica na popa e utiliza um sistema de cabos para manter, aumentar ou diminuir a velocidade da embarcação.

O veleiro é muito utilizado em competições esportivas e atividades de lazer.

Escuna

Trata-se de um veleiro maior, que usa dois mastros para impulsionar seu casco mais pesado. As escunas são muito encontradas em cidades litorâneas, que promovem passeios turísticos no mar.

Pesqueiro

Pequena embarcação destinada à pesca. Possui a popa reta para facilitar a extensão da rede destinada a capturar os peixes. Muito utilizada em cidades que têm a pesca como atividade profissional.

O pesqueiro é movido a motor.

Trawler

Inspirada nos pesqueiros, trata-se de uma embarcação destinada à pesca esportiva. O Trawler é capaz de navegar em alto mar, com conforto, segurança e praticidade. Possui um motor de popa e é projetado para dar transportar mais de 10 passageiros com total comodidade.

O Trawler é muito seguro, sendo indicado até mesmo para navegação em mares revoltos.

Iate

Embarcação de luxo movida a motor, de maior porte em relação às lanchas. O  número de passageiros depende do tamanho do Iate, mas o barco é considerado uma casa que anda sobre as águas.

Possui quartos, banheiro, sala e alguns ainda são equipados com piscinas e outras comodidades. Geralmente é construído em aço, alumínio ou fibra de vidro.

Jet-Ski

Também conhecido como motoaquática, é capaz de transportar dois passageiros e é utilizado tanto para transporte como para competições esportivas.

É movido por um jato de água, que é ejetada com muita força na parte de trás da embarcação.

Jet Boat

Trata-se de uma pequena lancha que é movida pelo mesmo tipo de mecanismo usado no jet-ski. A água é captada sob a embarcação e expelida com força na parte de trás, fazendo com que o JetBoat se movimente. É um barco leve e econômico.

Caiaque

Embarcação para, no máximo, duas pessoas. Mas, em geral, os caiaques são individuais. Muito utilizado em competições esportivas como rafting, descida, slalom etc.

Movido por um remo com duas pás, uma em cada extremidade.

Viu só quantos tipos de embarcações estão disponíveis? Se você gostou deste conteúdo, curta a nossa página no Facebook e veja mais posts como este! 

Sobre o autor

Social Boats

Deixar comentário.

Share This