Aluguel de barcos

Conheça os principais cuidados ao navegar em represas!

Escrito por RockContent

Passear de barco envolve muito mais do que bons momentos em família. Essa atividade necessita de precauções, sobretudo, cuidados ao navegar em represas.

As medidas de segurança que temos que tomar em relação à navegação devem ser pensadas não só no cuidado dos passageiros, como também nas pessoas que estiverem nadando nas represas.

Caso você tenha alguma dúvida em relação à navegação nesse local, continue lendo este texto e confira nossas dicas sobre o que você pode fazer para evitar os riscos na hora de navegar.

O que é uma represa e quais são as suas características?

Para começar é importante que você sabia o que é uma represa e conheça as caraterísticas que envolvem esse espaço.

A represa é um grande lago artificial formado a partir de uma barragem ou algum tipo de barreira que promove o desvio ou o bloqueio do curso da água. Essa técnica é utilizada para fazer o controle das águas dos rios e criar reservatórios, lagos e lagoas.

Para que ela cumpra seu papel, a barragem deve ser alta e resistente o bastante para evitar que a água siga seu curso natural. Navegar em represas é uma ótima opção para quem mora longe do mar.

Quais os perigos de realizar uma navegação em represas?

Navegar é um tipo de esporte e uma atividade de lazer que não tem apenas as partes boas. Quando estamos na água existem alguns riscos que podemos estar sujeitos a correr.

Os perigos da navegação não estão apenas relacionados a ela, devemos observar todas as situações à nossa volta e tomar cuidado com os banhistas na represa. Quando for navegar, você deve observar quais são as condições climáticas e evitar fazer essa atividade em tempos de chuva forte e com ventos muito intensos.

Tome cuidado com o vento. As rajadas de vento muito fortes podem atingir seu barco e virar sua embarcação, colocando a vida da tripulação em risco. Quando o tempo estiver assim, procure um local seguro mais próximo às margens da represa para evitar que isso aconteça.

Ficar atento à forma do solo, também, é importante. Os solos aquáticos são irregulares e, por isso, você deve tomar cuidado ao navegar em represas para evitar que sua embarcação fique presa em águas rasas. As represas, também, são locais que as pessoas procuram para se divertir em dias quentes. Por isso, o cuidado e a atenção com os banhistas também são essenciais.

Um dos maiores riscos que os banhistas podem correr é o de afogamento. A irregularidade dos solos também pode atingir quem estiver nadando. Outra questão que deve ser considerada é que podem existir galhos no fundo, onde as pessoas podem ficar presas pelo pé e se afogar. Mesmo nas represas, o movimento das águas pode criar correntes que conseguem carregar os banhistas que estiverem nadando.

Outro perigo que também existe nas águas são as pedras. Elas podem ser escorregadias e, em momentos de saltar para dentro da água, tome cuidado para não cair nelas e se machucar.

Caso você vá para uma represa com crianças, o cuidado deve ser dobrado. Fique sempre atento para ver onde elas estão e leve boias para que elas não corram o risco de se afogar. A atenção deve ser tomada por todas as pessoas que estiverem na represa.

Quais os cuidados que devemos ter ao navegar em represas?

Os cuidados que todos os navegantes devem ter quando estiverem a bordo são os mesmos para a navegação em qualquer local. As medidas de segurança servem para assegurar a viagem de todos. 

Para você não se esquecer, fizemos uma lista com tudo o que é necessário fazer enquanto estiver preparando o passeio. Confira a seguir:

  • sempre se informar das condições físicas e climáticas do local de navegação;

  • nunca passe em alta velocidade próximo a outros barcos;

  • certifique-se que todos os passageiros estão sentados e em segurança para acelerar ou ligar o barco;

  • caso o passeio seja feito à noite, utilize sempre uma velocidade menor;

  • distribua o peso a bordo para deixar o barco mais equilibrado, mas não exceda a capacidade máxima da embarcação;

  • cheque as baterias do barco, elas são essenciais para que ele funcione;

  • confira se tem combustível o suficiente para fazer o passeio;

  • não deixe que pessoas se aproximem do barco enquanto ele estiver ligado;

  • leve coletes salva-vidas, pois eles devem ser usados por todos que estiverem no barco;

  • leve um kit de primeiros socorros.

Quais são os itens de segurança que eu não posso esquecer de deixar no barco?

Para evitar qualquer problema na viagem, existem alguns itens de segurança que são obrigatórios, por isso, eles devem ser levados sempre. Esse é um dos principais cuidados ao navegar em represas. Para que você não esqueça nenhum deles, confira a lista e certifique-se que eles estão sempre a bordo.

  • âncora;

  • agulha magnética ou bússola náutica;

  • bilhete de seguro obrigatório;

  • colete salva-vidas;

  • extintor de incêndio;

  • habilitação para o seu tipo de embarcação;

  • luzes de navegação;

  • sinalizadores, para eventuais problemas.

Ao comprar os itens de segurança para o seu barco, você não deve economizar, compre sempre o melhor para deixar a tripulação mais segura. Caso você não saiba como usar algum desses itens, leia o manual e se familiarize com eles.

O extintor de incêndio é obrigatório para todos os tipos de embarcação. No entanto, ele tem um prazo de validade, não se esqueça de conferir se ele está dentro dela quando for navegar.

Para uma ancoragem mais segura, utilize uma amarra de âncora que tenha de cinco a dez metros a mais que a profundidade do local de parada.

Cada vez que navegamos é sempre uma aventura nova. Quem gosta desse tipo de atividade fica cada vez mais em contato com a natureza. Passar esses momentos com a nossa família e amigos é muito gratificante, mas não podemos deixar de pensar sempre na segurança de quem está a bordo.

Podemos ver que os cuidados ao navegar em represas são muito importantes para um passeio seguro. Você gostou das nossas dicas? Quer saber mais? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This